Balanço final

Um portefólio permite este segundo olhar (auto) crítico e reflexivo… terminados todos os trabalhos, impunha-se um balanço final que expresse esse segundo olhar.

Fazendo um balanço das actividades, este foi um percurso coerente, começámos por explorar os aspectos relacionados com a Qualidade de cursos online e os modelos de avaliação da qualidade de cursos online, para passarmos então para a avaliação das aprendizagens e os instrumentos possíveis em cursos online. Desta forma, acabámos por abranger os níveis de avaliação mais imediatos: reacção/ satisfação, aprendizagens e comportamentos e o impacto.

As tarefas escolhidas fomentaram o espírito de grupo e a colaboração. Cada actividade de trabalho em grupo foi seguida de um pequeno debate sobre o tema trabalhado. Num grupo bastante homogéneo, como é este, senti muitas vezes dificuldade em participar de forma construtiva, ou seja, acrescentando algo novo à discussão… mas muita da “culpa” esteve nos meus timings de chegada ao debate, obviamente. Analisando os debates à posteriori, penso que foram todos bastante construtivos para o conhecimento do grupo, no global, embora muitas participações sejam quase um “eco” das primeiras, culpa da tal homogeneidade do grupo!😉

Sendo esta uma Unidade Curricular sobre Avaliação, pareceu-me também pertinente abranger, nesta reflexão final, a componente de Avaliação. Considerei muito claros e úteis os critérios de avaliação constantes do CA, na medida em que nos permitiu, juntamente com os objectivos, saber o que era esperado com cada actividade/ tarefa. O facto de termos um debate de ideias a seguir a cada trabalho de grupo acabou por servir, também, como hetero-avaliação. Por fim, o e-portefólio trás a componente de auto-avaliação, para além de se constituir como o elemento agregador da Unidade Curricular como percurso formativo e não como apenas um conjunto de tarefas.

Comecei este percurso com uma imagem de navegação, uma metáfora do “mar de informação” que é a web. Eu tinha algumas expectativas com Unidade Curricular, a avaliação em elearning é um tema de que gosto bastante. Termino com a sensação de, em conjunto (colegas e professora) termos trazido o barco a bom porto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: