A qualidade no ensino aprendizagem em contexto online: uma teia de factores

Actividade 1

Este foi o tema da primeira actividade desta Unidade Curricular, onde nos foi pedida a tradução de dois textos para posterior discussão.

Os textos usados foram:

PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) “Approaches to E-learning quality Assessment”. http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf

WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) “Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective”. Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404). http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf

A turma dividiu os textos e foi criada uma wiki onde os mesmo foram trabalhados. O resultado foi este: http://cael.pbworks.com/

Na fase de debate não tive oportunidade de participar tão activamente, mas li posteriormente os posts dos colegas e penso que se levantaram questões interessantes que, com certeza, serão “esmiuçadas” 😉 ao longo do semestre nesta Unidade Curricular!

Muitas foram as factores  apontados. Não tendo participado activamente no debate, deixo agora aqui a minha reflexão/ síntese acerca dos factores determinantes da qualidade de um curso online identificados pela turma:

– Capacidade de colaborar e sentido de pertença

– Auto-motivação e auto-disciplina

– Competências nas novas tecnologias

– Capacidade de compreensão e expressão escrita

De realçar que muitos destes factores estão interligados e se desdobram em vários outros, criando uma “teia de factores”. Nas palavras da Professora Lúcia Amante: Quanto às questões aqui debatidas, parece-me que foram levantados vários pontos importantes e sobretudo se tomou consciência da multiplicidade de factores que se interligam e determinam (ou não) a qualidade num curso online.”

Como nota pessoal, deixo registada a facilidade com que nos organizámos enquanto turma para o trabalho de tradução, estamos cada vez melhores enquanto comunidade de aprendizagem!

Esta Actividade 1 tinha estipulado o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;
  • Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online
  • De uma forma reflexiva, parece-me que estas competências foram desenvolvidas com a actividade proposta.

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

    %d bloggers like this: